Vida de escola

Nos corredores da escola já todos caminham com maior segurança. Professores e alunos conhecem-se melhor, os horários e as salas já estão na cabeça e o corpo habituou-se às novas rotinas. É momento pois, de agitar as hostes e começar um período temido por muitos: o dos primeiros testes de avaliação.

Conheço de perto o stress que os testes provocam nos alunos, o medo da avaliação, a competitividade entre colegas…

Percebo-os, porque acho que continuamos a atribuir um peso demasiado elevado a estes “termómetros do conhecimento” que, muitas vezes, instigam ao empinanço e posterior cuspidela, dos conteúdos de uma determinada matéria prevista no currículo.

Percebo-os, porque continuamos a achar que a honra de um aluno se mede pelas notas no final do ano e a insistir em premiá-lo pelo resultado, e não pelo processo.

Esta é a escola que ainda temos e pese embora a necessidade de mudança, não deixa de ser necessário que tenhamos a capacidade de nos adaptar àquelas que são as suas exigências. E nesta adaptação, à família destina-se também uma espécie de papel principal.

É em casa que os adolescentes podem chorar frustrações, é em casa que podem assumir o medo de não estar à altura, é em casa que podem “explodir”, na certeza de que, quem os rodeia, não vai desatar a fugir. Estes, representam um dos grandes desafios de se ser família, mas são também algumas das suas maiores virtudes.

Aprender a estudar constitui uma importante estratégia para lidar com o stress perante a escola, contribuindo para que as notas melhorem e os estudantes se sintam mais confiantes perante situações de avaliação. Neste caminho, aos pais, pode ser importante:

Compreender as dificuldades por que passam e aceitar a importância que lhes atribuem. Podem existir mil e uma razões que explicam uma maior resistência ao estudo: medo de falhar, dificuldade numa determinada matéria ou a necessidade de maior apoio.

Aceitar que lhes seja difícil chegar a casa depois de um dia inteiro de escola e ainda ter de fazer trabalhos de casa ou revisões da matéria (basta pensares em ti e naquilo que te apeteceria realmente ao final do dia…). Aqui pode ser útil relaxar um pouco para depois ajudar a começar, definir objetivos diários, claros e atingíveis tendo em conta as tarefas a desempenhar.

Ajustar expectativas. Muitas vezes, sem intenção, colocamos padrões demasiado altos aos nossos filhos, que os constringem e aumentam a pressão. É de longe mais importante valorizar o esforço e a dedicação a uma determinada tarefa, do que o resultado que dela advém.

E por fim, mas igualmente fundamental: ser flexível. Manter uma rotina de estudo é importante, quebrá-la de vez em quando, também. Uma vez por semana façam alguma coisa de que gostem, em família. Ir ao cinema, fazer uma caminhada ao final do dia, comer um gelado, ou até, “não fazer nenhum”.

Aquilo que vos faça sentir bem, dar-vos-á também a força para continuar a fazer face aos desafios e receber as conquistas que a escola da vida ou a vida na escola nos trazem, todos os dias.

 

 

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2 Comentários em "Vida de escola"

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feltro nas mãos
Visitante

Bem haja, mais uma vez, pelas sábias palavras que, por aqui, fazem todo o sentido! Bem haja, também, pela força (às vezes necessária) transmitida pelas palavras! ☺

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